Existem duas grafias para a cidade que é capital de Bangladesh: Dacca e Dhaka. A explicação é que Dacca é a pronuncia velha, é a maneira como o povo bengali chamava a capital. Depois da guerra pela independencia contra o Paquistão, Bangladesh obteve autonomia em 26 de março de 1971 e comecou a receber investimento de capital externo. Assim, a pronuncia dos estrangeiros se assimilou a Dhaka, e não mais Dacca, como no passado.
A população de Bangladesh é de 154.037.902 habitantes [2008].
A população de Brasil é de 191.480.630 habitantes [2008].
Se colocarmos toda a população do mundo numa área como dos Estados Unidos, o número de pessoas que ocupa o metro quadrado será menor com o que é ocupado atualmente em Bangladesh. Bangladesh tem a segunda maior densidade demográfica do mundo, perdendo apenas para Mõnaco.
52,5% da população de Bangladesh não é alfabetizada. No Brasil, existem 16.295 milhões de analfabetos, ou seja, +/- 8.5% da população.
88% da população de Bangladesh é muçulmana. No Brasil, menos de 1% da população é muçulmana.
80% do PIB de Bangladesh vem da produção de vestuário para o exterior. Existem mais de 4 mil fábricas de vestuários em Bangladesh que exportam para Europa, e hoje pessoas de mais de 100 países vestem roupas de Bangladesh, que agora domina uma grande porção do mercado Europeu. E o país espera exportar um valor de 18 bilhões de dólares em 2015.
A renda percapita de Bangladesh [é a soma dos salários de toda a população dividido pelo número de habitantes] é U$ 1.300, ou seja, a renda média por mês é de +/- U$108. O salário médio de um policial é U$165. Bangladesh é um dos 12 países mais corruptos do mundo, de uma lista que inclui Azerbaijão, Bolívia, Camarões, Indonésia, Quênia, Nigéria, Paquistão, Rússia, Tanzânia, Uganda e Ucrânia.
A reportagem do Fantástico sobre Dhaka [http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1565618-15607-370,00.html], para a série “Megacidades”, mostrou na maioria, a “velha Dacca” e todos os problemas de uma favela. O Zeca Camargo esteve aqui em setembro do ano passado gravando, problemas a parte com o visto para a equipe de imprensa da Globo aquela região da cidade está a +/- 2 horas longe de onde eu moro. Tenho curiosidade de ir conhecer a cidade velha, pois muitos dizem que lá é que existe a verdadeira Dhaka, com prédios antigos e com as embarcações chegando e partindo a todo tempo! Dhaka não é apenas o que aparece na reportagem, mas é boa parte daquilo! Bangladesh é exótica, caótica e às vezes, desesperadora.
Desesperadora porque faz calor. MUITO calor! A temperatura de hoje em Dhaka é 34°C e 56% de umidade relativa do ar. O mapa abaixo indica as temperaturas no mundo! Procure Dhaka, procure Curitiba...

Além de que entre junho e setembro é o período de chuvas. E vai chover muito, a média é de 14 dias de chuvas durante cada um desses meses. A umidade do ar aumenta, e o desconforto causado pelo calor e a umidade é maior.
HEY! Como é o clima de onde você está agora? How is the weather in the city that you are now?
[Rafa compartilhando o seu calor/desconforto/suor/dor de cabeça para interagir com seus leitores pelo mundo! Rafa sharing her heat/discomfort/sweat/headache to interact with her readers around the world.]