terça-feira, 1 de junho de 2010

Bloqueio ao Facebook em Bangladesh.

O facebook é a rede social mais frequentada em Bangladesh. Depois que vim para cá, percebi que nosso amor ao orkut nao é nada comparado ao Facebook-Love daqui. Bangladesh não estabelece relações sem facebook! Algum tempo atrás, nos anuncios dos grupos, achava que havia um exagero em comunidades contra a islã. Foi criado um evento chamdo “Fuck Islã” o qual eu fui inocentemente convidada a participar e não aceitei, além de outros reações contrárias ao islã. Alguns meses atrás, o Paquistão bloqueou o acesso ao site. 3 dias atrás, o governo de Bangladesh bloqueou também.

Segundo dados, Bangladesh é a segunda maior população muçulmana do mundo, com 119 milhões, perdendo apenas para a Indonésia, com 184 milhões. Assim como há cristãos de todo tipo no Brasil, há muçulmanos de todo tipo em Bangladesh. E existe extremismo em toda situação. Particularmente, muçulmanos são conhecidos como extremistas em países como Afeganistão, Paquistão, Egito, Ira, Libia.... Mas são “grupos” extremistas. Não são todos extremistas.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/bangladesh-bloqueia-facebook-por-paginas-que-seriam-ofensivas-ao-isla.html

Como diz a reportagem “A proibição chegou pouco depois que as autoridades detiveram ontem um indivíduo por colocar nesse espaço virtual imagens satíricas de alguns políticos, incluindo a primeira-ministra, Sheikh Hasina.” As imagens que estão na reportagem de passeatas em manisfestacão contra ao FB, eu não vi. Influencia do governo na midia? Talvez. Mas ainda não soube de nenhuma passeata a favor do FB também. O que eu percebi, é uma revolta-juvenil pelo bloqueio. Pensa bloquear o orkut no Brasil?

Vale lembrar que Islam, literalmente, significa "submissão a Deus" e a palavra Islam deriva do radical que significa "paz". Para mim o que vale é o amor e respeito pelo próximo. Lulu Santos canta e eu canto junto “consideramos justa toda forma de amor!” <3

Além disso, algumas vezes, quando converso com a Ayesha, minha colega na agencia, que é muçulmana, percebemos que o islã e o catolicismo, ambas bases no judaismo, tem muitas similaridades. A Ayesha cobre a cabeça com um véu e se veste com camisetas longas de mangas cumpridas. Mas ela faz isso por opção. Depois que conheci ela, mudei minha posição em relação a burca ou ao modo islã de se vestir. Não há como julgar que todas as mulheres são obrigadas a usar e elas querem essa tal liberdade. A liberdade tem diferentes pontos de vista. Bloquear o FB num país todo, por acusações contra ao islã e contra ao governo, não é um ato de demorcracia, o orkut tem inumeras comunidades contra os nossos governantes, mas quando religião e politica caminham juntas, não é algo tão absurdo de se esperar. É a lei do mais forte, mesmo que prejudique aqueles que não tem nada a ver com isso...


Por enquanto, o FB esta bloqueado no país, o governo de Bangladesh segue ditando as regras negando acesso ao site até que se encontre uma maneira de não permitir manifestações ofensivas contra o islã e contra o governo. Ainda acredito, que um povo que se orgulha tanto da luta pela independencia do país, vai encontrar uma maneira de se manisfestar, como fez anteriormente. E por enquanto, viva o orkut! \o/

6 comentários:

  1. Uau!! hahahaa... sendo bem insensível existe um programa que baixa na internet que simula um de outro país, o que desbloqueia o pc!! hahaha... usamos isso aqui pra fazer comprar em sites americanos que são bloqueados para o BR!! \o/

    ResponderExcluir
  2. Agindo assim o governo bengali parece um criança que reage a críticas tapando os ouvidos e dizendo "LALALALA NÃO TO OUVINDOOO!"
    Legal saber que pelo menos parte da população não engoliu essa e está revoltada. Quando a proibição inevitavelmente cair, as críticas ao islã e ao governo ainda estarão lá. Espero uma reação oficial mais madura então.

    ResponderExcluir
  3. enqto eu puder conversar ctg por e-mail, tou satisfeito aushuashuasa

    *egoísta mor

    a gnt se choca com essa censura escancarada, mas não faz ideia do qto se é censurado no brasil... as formas de censura do sistema capitalista ocidental são mto sutis e eficazes... existia um jornal de esquerda há alguns anos chamado Brasil de Fato, se não me engano. esse jornal teve um sucesso enorme na primeira edição. oq aconteceu: ele era distribuído pela msm empresa q distribuía a folha ou o estado de são paulo. a folha ou estadão "proibiu" q essa distribuidora trabalhasse com o Brasil de Fato. eles tentaram outras empresas, mas houve praticamente um bloqueio ao BF provocado pelas famílias q dominam a mídia impressa brasileira... como os consumidores não encontravam mais os jornais nas bancas, eles achavam q o BF tinha acabado. se não me engano, hj o jornal só existe virtualmente

    é mole ou quer mais?

    ResponderExcluir
  4. me diga uma coisa vc. é inocente ou quer mudar o mundo?estas sao as regras deste país. aceita ?sim ( ) nao ( ).os incomodados que se mudem.

    ResponderExcluir
  5. anonimo, quem eh vc?
    eu nao sou inocente, nem quero mudar o mundo. mas o mundo eh grande, e tem todo tipo de gente nele! esse nao eh o meu pais, nem minha cultura! nao me vejo em poder de mudar e ir a luta... a historia traz fatos de censura de paises onde politica e religiao caminham juntas. mas eu mudei o meu mundo vivendo essa experiencia, que NAO eh facil.
    e vc, quer mudar o mundo?

    ResponderExcluir
  6. http://info.abril.com.br/noticias/internet/bangladesh-desbloqueia-facebook-07062010-6.shl

    ResponderExcluir