segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dados de Bangladesh: um post com pretensão interativa.

Existem duas grafias para a cidade que é capital de Bangladesh: Dacca e Dhaka. A explicação é que Dacca é a pronuncia velha, é a maneira como o povo bengali chamava a capital. Depois da guerra pela independencia contra o Paquistão, Bangladesh obteve autonomia em 26 de março de 1971 e comecou a receber investimento de capital externo. Assim, a pronuncia dos estrangeiros se assimilou a Dhaka, e não mais Dacca, como no passado.

A população de Bangladesh é de 154.037.902 habitantes [2008].

A população de Brasil é de 191.480.630 habitantes [2008].

Se colocarmos toda a população do mundo numa área como dos Estados Unidos, o número de pessoas que ocupa o metro quadrado será menor com o que é ocupado atualmente em Bangladesh. Bangladesh tem a segunda maior densidade demográfica do mundo, perdendo apenas para Mõnaco.

52,5% da população de Bangladesh não é alfabetizada. No Brasil, existem 16.295 milhões de analfabetos, ou seja, +/- 8.5% da população.

88% da população de Bangladesh é muçulmana. No Brasil, menos de 1% da população é muçulmana.

80% do PIB de Bangladesh vem da produção de vestuário para o exterior. Existem mais de 4 mil fábricas de vestuários em Bangladesh que exportam para Europa, e hoje pessoas de mais de 100 países vestem roupas de Bangladesh, que agora domina uma grande porção do mercado Europeu. E o país espera exportar um valor de 18 bilhões de dólares em 2015.

A renda percapita de Bangladesh [é a soma dos salários de toda a população dividido pelo número de habitantes] é U$ 1.300, ou seja, a renda média por mês é de +/- U$108. O salário médio de um policial é U$165. Bangladesh é um dos 12 países mais corruptos do mundo, de uma lista que inclui Azerbaijão, Bolívia, Camarões, Indonésia, Quênia, Nigéria, Paquistão, Rússia, Tanzânia, Uganda e Ucrânia.

A reportagem do Fantástico sobre Dhaka [http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1565618-15607-370,00.html], para a série “Megacidades”, mostrou na maioria, a “velha Dacca” e todos os problemas de uma favela. O Zeca Camargo esteve aqui em setembro do ano passado gravando, problemas a parte com o visto para a equipe de imprensa da Globo aquela região da cidade está a +/- 2 horas longe de onde eu moro. Tenho curiosidade de ir conhecer a cidade velha, pois muitos dizem que lá é que existe a verdadeira Dhaka, com prédios antigos e com as embarcações chegando e partindo a todo tempo! Dhaka não é apenas o que aparece na reportagem, mas é boa parte daquilo! Bangladesh é exótica, caótica e às vezes, desesperadora.

Desesperadora porque faz calor. MUITO calor! A temperatura de hoje em Dhaka é 34°C e 56% de umidade relativa do ar. O mapa abaixo indica as temperaturas no mundo! Procure Dhaka, procure Curitiba...


Além de que entre junho e setembro é o período de chuvas. E vai chover muito, a média é de 14 dias de chuvas durante cada um desses meses. A umidade do ar aumenta, e o desconforto causado pelo calor e a umidade é maior.

HEY! Como é o clima de onde você está agora? How is the weather in the city that you are now?
[Rafa compartilhando o seu calor/desconforto/suor/dor de cabeça para interagir com seus leitores pelo mundo! Rafa sharing her heat/discomfort/sweat/headache to interact with her readers around the world.]

8 comentários:

  1. Meu Deus, eu não agüentaria passar nem um dia nesse inferno! Aqui no RJ já faz calor demais, apesar de hoje o tempo estar bem agradável (muito sol e uma brisa refrescante). Bendito seja o inverno...

    ResponderExcluir
  2. Em Curitiba temos chuva e frio, conforme o esperado.

    ResponderExcluir
  3. e eu reclamando de Hellcife...
    hj tá até bonzinho... meio nublado, ventando frio (eu sou calorento e friorento). bem, não fui pra rua ainda hj...

    ResponderExcluir
  4. Cara, aqui ontem CHOVEU CINZAS de um vulcão ativo!

    TENTE GANHAR DESSA !

    hahahahahahaha

    beijos amore

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ficar sabendo que o governo de Bangladesh, como o do Paquistão, bloqueou o Facebook por causa de desenhos de Maomé. Que censura covarde, imatura e estúpida.

    ResponderExcluir
  6. Rafaela, bom dia.

    Queria muito me comunicar com vc!É uma questão de "sobrevivência". Por favor, mande um e-mail para marina.tomaelo@hotmail.com

    Gostaria muito de falar com você de verdade.

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  7. rafaela, sei que não está mais em bangladesh, mas gostaria de entrar em contato com vc para tirar algumas duvidas, curiosidades e informações sobre bangladesh. meu primo está indo hoje para lá contratado por um time de futebol chamado Sheik Russel KC. vc conhece alguma coisa do futebol de lá? se puder, me envia um email thiagocjcarvalho@gmail.com

    ResponderExcluir