sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

feliz natal!

Essa foi a primeira vez que passei Natal fora de casa. Sem missa com toda a família, sem ceia e oraçao antes da ceia, sem o Berna (meu primo menor) pra distribuir presentes. E só por estar fora de casa que eu percebi como meus Natais sao quase sempre iguais, mas incrivelmente adoravéis. Ontem, foi o dia que mais senti saudades do Brasil, ontem foi um dia difícil.
Mas nao por isso meu Natal foi triste. Ontem fui com a Mari e com a Bea (amiga colombia da Mari que mora aqui também!) na casa do Steve, um americano, que trabalha com TI aqui. Ele recebeu a gente e outras pessoas na casa dele, e foi muito bom, senti um clima acolhedor. O Steve cozinhou, e eu teria aproveitado mais ainda a comida se não fosse tão apimentado, hehe... Pelo menos o brownie estava uma delícia! Com a árvore na sala, fizemos amigo secreto, trocamos presentes, escutamos musicas de Natal, e (quase!) tudo que se faz numa noite de Natal em família! Na festa, estavam pessoas da Russia, Colombia, USA e claro, Índia! A distancia que separa cada um dos seus lares, acaba por aproximar a todos. E é bom estar nesse ambiente "multicultural"! Foi bom estar numa festa de Natal com pessoas de várias nacionalidades e poder celebrar a amizade, o amor, e o respeito entre as culturas.


Essa é a vista do apartamento da Mari pra Gurgaon. Lembrando que eu não estou em Nova Déli, estou em uma cidade satélite próxima uns 15 minutos (talvez? não sei exatamente!) da capital indiana.
FELIZ NATAL A TODOS.
ps: ainda escrevo sobre o Taj Mahal, calma calma, hehe...

5 comentários:

  1. Rafa muito massa ler as suas experiências...vou adicionar seu blog aos que sigo no meu :) Sobre o sentimento de "estar longe de casa" no Natal, por aqui foi o mesmo, diversas nacionalidades reunidas no Panamá, uma saudade imensa de casa mas nem por isso foi ruim, pelo contrário, aproveitei bastante! Aproveite ao máximo essa etapa da vida e vamos nos falando, trocando experiências! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Galega!! Feliz Natal!!!! Vou acompanhar seu blog pra saber td oq se passa contigo, mas sem esquecer nossos e-mails, hein? ;)

    Qto à comida apimentada, vá se acostumando heheheh

    Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  3. Rafa!!
    Que legal seu blog.. da para viajar junto com vc!!!!!
    Espero que td de certo com seu visto logo.. eto isso aproveita seus dias da India.. e que bom vc teve esta experiencia do Natal fora.. viu como é legal as outras pessoas que tb estao longe acabam se unindo bastante e entao vc vivencia nao so a cultura do pais que esta como dos outros tb! :)

    Bjos, Silvia ( Germany )

    ResponderExcluir
  4. Rafa!!

    Aproveite muito tudo aí!!
    Não somos tão próximas, mas estou aqui acompanhando e me identificando um monte!
    Como vc disse, vc sai da sua zona de conforto, mas não há nada mais enriquecedor do q vivências como estas!! Digo por experiência própria!
    Feliz Natal... e agora vamos aguardar o post do Taj Mahal e também o da granda virada de ano!!!
    bjoos

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa ...que saudades!
    Estou acompanhando todos os seus passos nessa grande aventura e daqui rezando por voce e tenho certeza VAI DAR TUDO CERTO! Sentimos sua falta e do Ale em nosso Natal mas fico muito feliz que voce estava em companhia de amigos. Um beijo enormeeeeeeeeeeeee da Nane, sua Dinda.

    ResponderExcluir