sábado, 30 de janeiro de 2010

sobre drogas & rock'n roll.

Apresentando mais um episódio-diálogo interessantes do meu dia-a-dia, essa foi a minha conversa, com o redator da agência:

Colega: Você bebe Rafa?
Rafa: Sim, quando vou a uma festa, estou com meus amigos…
Colega: Hum, ok. Mas beber nesse pais é ilegal.
Rafa: HUM, OKEY!
Rafa: (em pensamento) Para você, não para mim!

Não se encontra bebidas alcoolicas para vender no mercado, afinal, muçulmanos não bebem, não tem habitos viciosos, pois acreditam que esse comportamento so trás o mal. “Tudo o que intoxica seja pouco ou muito é Harám (proibido), pois o pouco leva a pessoa para o muito e assim se vai viciando. Longe de mim querer “acusar” o povo Bengali de hipocrisia, mas a conversa que se seguiu com meu colega de trabalho foi: “É, mas eu bebo as vezes…”. Também acredito fielmente que existam muçulmanos que não bebem, e que seguem as leis islã a risca e acreditam no ideal. E eu respeito isso! O que acredito, é na influência do Ocidente sobre a Ásia e seus hábitos. Por mais que Bangladesh seja um país muçulmano, recebe informações dos costumes do outro lado do mundo. O que acontece ainda, no meu ponto de vista, é que o islã tem padrões tão fixos e rígidos a seguir, que acaba por incitar os muçulmanos, principalmente os jovens, a descobrir e querer experimentar esse lado “proibido”.

Aos estrangeiros é permitido o consume de bebidas alcoolicas. Existem lojas específicas para que estrangeiros possam comprar bebidas, apresentando o passaporte. O que aconteceu com nós, trainees, é que moramos em um apartamento alugado, que o dono mora no segundo andar e nós no quarto. Numa reunião com a AIESEC para tratar de assuntos relacionamentos a Trainee House, o senhor que é dono do apartamento, nos acusou de no último mês, fazermos uma festa com bebidas alcoolicas e convidar amigos Bengali para beber aqui. E o povo Bengali não pode beber! Ou seja, nosso apartamento, seria como um refúgio alcoolico!!! (Não, não fizemos festa nenhuma! Não mãe, minha casa não é um balada ilegal refúgio alcoolico bangla). O que eu quero tratar com esse fato, é que para mim, tamanha preocupação com os jovens Bengali e sua relação com a bebida, acaba por incentivar o hábito!

Eu, seguramente, posso estar errada. Mas sempre acreditei que pode existir um equilíbrio. Proibir, como é aqui, talvez seja uma solução de evitar esse desequilíbrio entre “diversão” ao beber vinho com seus amigos ou se tornar um alcoolatra.

Balada por aqui? Nem pensar. Acho que não existe. Na verdade, não sei, nunca vi e nao ouvi falar. As festa que sei que existem por aqui, é quando os estrangeiros se reunem em alguns clube. Quinta-feira passada, teve uma festa no Clube Alemão. A frequência dessas festas varia, talvez 1 a cada 10 dias… (?) realmente não sei. Mas balada/barzinho/festa que nem no Brasil, definitivamente, não tem! Woods, I miss u. 

OKEY, eles não bebem, mas fumam. E como fumam! Não fumo e não tenho idéia de quantos cigarros por dia é a média diária por aqui, mas deve ser alta. E fumam em qualquer lugar, ambientes fechado, inclusive. Entre os trainees, pelo menos, ninguém tem o hábito diário de fumar.

Seguindo com série “Perguntas Bengali Bizarras”, esse foi o diálogo com meu chefe dias atrás, durante uma reunião (numa sala fechada):

Chefe: Se importa se eu fumar Rafa?
Rafa: Eu prefiro que não, pois estamos num ambiente fechado.
Chefe: Todo mundo em Propaganda fuma, você precisa se acostumar!
Rafa: (em pensamento) Porque é que pergunta oh criatura?

E meu chefe acendeu um cigarro, numa sala fechada, com mais 5 pessoas e continuou a reunião…

10 comentários:

  1. Esse povo so reza eh??hihihihi
    A cultura deles realmente eh algo curioso né Rafas?!! Por falar nisso, esse dias estava vendo um programa sobre o Iraque e as bebidas alcolicas era levadas pra la atraves das montanhas como contrabando mesmo, se fossem pegos, cabeças iam rolar...incrivel ne?!! Imagine se esse povo vem pro ocidente, ficam doidos, apesar q sempre tem os que fazem escondido...isso nao tem como negar...hihihi...

    Ai guria...essa lei anti fumo ta sendo uma bençao aki, imagino como ta sendo pra vc...affff...
    O povinho dificil esse hein...Meu jesus!!!

    Te admiro cada dia + por estar enfrentando essa aventura guria!!!!!!!!!!
    Beijokas!!!!

    ResponderExcluir
  2. já diziam no Brasil, tudo que é Harám, é mais gostoso...
    haha. doideira, quer dizer que voce agora é traficante de licores?
    beijao!

    ResponderExcluir
  3. Rafa fico aqui imaginando sua cara nesses diálogos malucos hehe! As vezes rola de fazer uma grana extra organizando festas para os gringos aí hein, mas sem a presença dos locais rsrs! Grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Ah, então beber não pode porque vicia, mas fumar pode porque... não vicia? :P

    ResponderExcluir
  5. Ei Rafa!! Agora que te reencontrei pelo facebook e separei um tempo e descobri aqui! Que louco guria?! Cada coisa legal/foda/incrível, uma enxurrada mesmo!! Sucesso pra vc e que logo tudo seja só as melhores experiencias na sua memória!

    ResponderExcluir
  6. orraaa... se eu fosse vc chegaria com uma garrafa de vinho e diria "se importa se eu beber?" daí vc pega e acende o vinho na sala fechada.... ops, acender nao, abrir e beber enquanto eles falam o que quiserem... num sei se vao gostar mas seu dia no trabalho vai ficar mais ahnn "divertido" hahaha... bjsss XD

    ResponderExcluir
  7. galega, se preocupe não. qdo vc voltar nós iremos a uma balada num ambiente fechado sem fumaça de cigarro e com direito a muita tequila xD

    ResponderExcluir
  8. Sempre leio seu blog no trabalho mas no PC de lá não rola comentar...

    Adoro seus mini diálogos... acho super válido que todos os seus posts comecem com um!

    saudade

    ResponderExcluir
  9. me deu sede.... quer uma skol geladíssima???

    ResponderExcluir
  10. marcelinho, achei sua ideia genial e bem que eu podia traficar bebida pizzolo, daria uma grana boa! mas seria bem diver executar a sua ideia di!

    e faz todo sentido nao, luchini?

    carol, como a lei anti fumo faz falta, mas tequila? nussa! nunca vi, nem ouco falar rafa...

    fabio, saudades.

    alfredo, skol? que eh isso?

    ResponderExcluir